Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Museu da Unemat abre exposição com artistas regionais
As exposições Brasilidade II, de Sebastião Mendes e Rubens Mendonça, 90 anos marcam a inauguração do
Museu da Unemat abre exposição com artistas regionais
17/08/2005 11:12:52
por Coordenadoria de Comunicação Social
Quadro do artista Sebastião Mendes
Quadro do artista Sebastião Mendes

Ontem à noite (terça-feira) teve início a exposição Brasilidade II, de Sebastião Mendes e, também, a mostra itinerante Rubens de Mendonça, 90 anos, homenagem ao aniversário que o autor comemoraria no último 27 de julho. O cenário não poderia ser mais apropriado: o Museu da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat), sob o luar de Cáceres.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes Taisir Karim, reitor da Unemat, Laudemir Luiz (Prppg), Solange Ikeda (Proec), Isaac Newton Ramos (Diretor do Instituto de Linguagem), Adélia Mendonça (Representante da família de Rubens de Mendonça), Olga Mendes ( Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso) e os professores da Unemat: Genivaldo Rodrigues e Soraia Lima.

O reitor Taisir Karim contou que acompanha o trabalho de Sebastião Mendes há muitos anos e que é muito gratificante poder mostrar para a sociedade brasileira o que de melhor há na cultura local. Taisir ainda ressaltou a importância de Rubens de Mendonça na construção da história desse país, destacando a contribuição da Universidade na difusão desse conhecimento para a sociedade. “Esse é o objetivo da Unemat: ser uma universidade pública e popular. Aqui as pessoas podem estudar, brincar, passear, ter acesso ao saber, independente de serem ou não acadêmicos da Instituição”, afirma Taisir. “É nesses momentos que a gente comprova que está no caminho certo”, comemora.

Valorizar o passado para, a partir dele, interpretarmos o futuro. A exposição em homenagem a Rubens de Mendonça é passeio pela história da literatura mato-grossense. Uma história viva que se renova constantemente. A professora e filha do autor, Adélia Maria de Deus, conta que o pai afirmava que realizava trabalho de pesquisa para que gerações futuras pudessem estudar o que aconteceu. “Seu maior orgulho era ser mato-grossense e poder cantar sua terra”, recorda-se.

Em seus 68 anos de vida, publicou 38 livros e firmou-se como um dos grandes expoentes das letras, da comunicação social e da história do Estado. O evento anunciou a reedição da obra “História da Literatura Mato-Grossense”, prevista para 2006, pela Unemat Editora.

Ao todo, estão expostas 20 telas inéditas do artista plástico Sebastião Mendes, em óleo sobre tela. Uma obra diversificada, mas com forte marca de seu autor. Ele afirma que “cada tela traz um pouco de emoção do artista, no momento que a compôs”. Impossível fugir à emoção. Autodidata, desenvolveu seu estilo expressionista explorando temáticas da cultura regional.

Visite!

As duas exposições podem ser conferidas no Museu da Cidade Universitária de Cáceres. Visitação permanente de 16 a 23 de agosto.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada